Incentive House

Dados da Empresa

Incentive House (atualmente Accentiv), empresa do Grupo Accor.

Posicionamento da empresa no mercado

Líder em Marketing de Relacionamento no Brasil, atuando tanto na oferta de serviços: programas de incentivo, programas de fidelização, marketing direto, eventos, quanto na oferta de produtos de premiação.

Período de Atendimento

Cinco anos e meio

Porte da empresa

A empresa faturava na época da formatação do case em torno de R$ 400 milhões e contava com cerca de 100 colaboradores.

Resumo do trabalho contratado

A a.maradei comunicação era responsável por trabalhos de assessoria de imprensa para a marca em nível Brasil. Os focos principais de atuação eram as editorias de Negócios, Propaganda e Marketing e Recursos Humanos. Além disso, a agência era responsável pela produção do informativo Incentive News, voltado aos clientes da marca. Esporadicamente, a Incentive também contratava outros serviços: Media Training, Pesquisa de Imagem (foram realizadas duas edições) e Workshops de comunicação.

Objetivo estratégico dos serviços de assessoria

A marca era muito fortemente associada a programas de incentivo e muito reconhecida junto a jornalistas de editorias de Propaganda e Marketing. O trabalho contratado tinha entre os principais objetivos incrementar a percepção da empresa junto a jornalistas de Recursos Humanos. Outro ponto relevante era a ampliação da percepção da empresa como fornecedora de outros serviços (eventos, campanhas de fidelização, marketing direto), além dos reconhecidos programas de incentivo.

Resultados obtidos com a assessoria

Os resultados do trabalho realizado pela a.maradei comunicação puderam ser mensurados devido a dois trabalhos de auditoria de imagem realizados junto a jornalistas das principais editorias de relacionamento da Incentive House. As pesquisas foram realizadas num intervalo de dois anos. A marca foi avaliada através de vários critérios: menção espontânea e estimulada, grau de familiaridade, conhecimento de serviços / produtos e origem.

Os resultados do estudo da segunda rodada foram comparados com o dos principais concorrentes e com o estudo semelhante realizado dois anos antes. A amostra do trabalho foi composta por 46 respondentes, sendo 36 de São Paulo e 10 de outros estados. Foram 32 profissionais de editorias e veículos de Marketing e Negócios, e 14 profissionais de editorias e veículos de Recursos Humanos e Turismo.

Conforme pode ser comprovado nos gráficos a seguir, em dois anos de trabalho de assessoria de imprensa, o nível de conhecimento da Incentive House saltou de 75% para 94% junto a jornalistas de editorias de Marketing. Esse crescimento foi ainda maior junto a jornalistas de RH, de 60% para 93% (vide gráfico 2), lembrando que a aproximação com este público fazia parte da estratégia do trabalho.

Gráfico 1 – Conhecimento das marcas
Incentive House – Estimulado (Prop e MKT)



Gráfico 2 – Conhecimento das marcas
Incentive House – Estimulado (RH)