Dados da Empresa
Incentive House (atualmente Accentiv), empresa do Grupo Accor.
Posicionamento da empresa no mercado
Líder em Marketing de Relacionamento no Brasil, atuando tanto na oferta de serviços: programas de incentivo, programas de fidelização, marketing direto, eventos, quanto na oferta de produtos de premiação.
Período de Atendimento
Cinco anos e meio
Porte da empresa
A empresa faturava na época da formatação do case em torno de R$ 400 milhões e contava com cerca de 100 colaboradores.
Resumo do trabalho contratado
A a.maradei comunicação era responsável por trabalhos de assessoria de imprensa para a marca em nível Brasil. Os focos principais de atuação eram as editorias de Negócios, Propaganda e Marketing e Recursos Humanos. Além disso, a agência era responsável pela produção do informativo Incentive News, voltado aos clientes da marca. Esporadicamente, a Incentive também contratava outros serviços: Media Training, Pesquisa de Imagem (foram realizadas duas edições) e Workshops de comunicação.
Objetivo estratégico dos serviços de assessoria
A marca era muito fortemente associada a programas de incentivo e muito reconhecida junto a jornalistas de editorias de Propaganda e Marketing. O trabalho contratado tinha entre os principais objetivos incrementar a percepção da empresa junto a jornalistas de Recursos Humanos. Outro ponto relevante era a ampliação da percepção da empresa como fornecedora de outros serviços (eventos, campanhas de fidelização, marketing direto), além dos reconhecidos programas de incentivo.
Resultados obtidos com a assessoria
Os resultados do trabalho realizado pela a.maradei comunicação puderam ser mensurados devido a dois trabalhos de auditoria de imagem realizados junto a jornalistas das principais editorias de relacionamento da Incentive House. As pesquisas foram realizadas num intervalo de dois anos. A marca foi avaliada através de vários critérios: menção espontânea e estimulada, grau de familiaridade, conhecimento de serviços / produtos e origem.
Os resultados do estudo da segunda rodada foram comparados com o dos principais concorrentes e com o estudo semelhante realizado dois anos antes. A amostra do trabalho foi composta por 46 respondentes, sendo 36 de São Paulo e 10 de outros estados. Foram 32 profissionais de editorias e veículos de Marketing e Negócios, e 14 profissionais de editorias e veículos de Recursos Humanos e Turismo.
Conforme pode ser comprovado nos gráficos a seguir, em dois anos de trabalho de assessoria de imprensa, o nível de conhecimento da Incentive House saltou de 75% para 94% junto a jornalistas de editorias de Marketing. Esse crescimento foi ainda maior junto a jornalistas de RH, de 60% para 93% (vide gráfico 2), lembrando que a aproximação com este público fazia parte da estratégia do trabalho.
Gráfico 1 – Conhecimento das marcas
Incentive House – Estimulado (Prop e MKT)
Gráfico 2 – Conhecimento das marcas
Incentive House – Estimulado (RH)