Playland

Dados da Empresa

O primeiro Playland foi fundado em 1981, no Rio de Janeiro. Os Playlands são centros de entretenimento que oferecem o que há de mais moderno em equipamentos para diversão: simuladores, jogos diversos, gruas e coletivos. Atualmente, a marca conta com 15 filiais localizadas nos principais shoppings do País e recebe cerca de seis milhões de pessoas por ano em suas instalações.

Período de Atendimento

Três anos na parte de assessoria de imprensa e até os dias de hoje em comunicação interna.

Posicionamento da empresa no mercado

Os Playlands são centros de entretenimento que operam em shoppings com foco em oferecer diversão para toda a família.

Resumo do trabalho realizado

Em julho de 2005 ocorreu um incidente nas instalações da unidade do Playland do Shopping Eldorado. Uma criança passou mal em um dos brinquedos, vindo a falecer no dia seguinte. Na verdade, o óbito não foi decorrente de atividade relacionada com a atração na qual a criança se encontrava no momento em que passou mal: uma piscina de bolinhas. Entretanto, até mesmo em decorrência de outros episódios de crise ocorridos no Shopping Eldorado, o caso ganhou repercussão na mídia. Vários fatores contribuíram para que um fato desta magnitude não surgisse na mídia de forma distorcida: monitoramento do problema e a pró-atividade, tanto da equipe da a.maradei como também da direção e profissionais do Playland; centralização de todos os contatos com a mídia na a.maradei; trabalho em equipe e a sintonia entre todos os membros do Comitê de Crise; transparência nos contatos com a imprensa e total disponibilidade para apuração dos fatos e atendimento aos jornalistas.

Resultados obtidos:

O incidente foi mencionado em 69 matérias, de 33 veículos diferentes. A maior concentração foi em rádio (36% do total) e internet (33% do total), que possibilitam a repetição do mesmo conteúdo em vários horários ou edições diferentes. Na TV, o assunto foi notícia em cinco emissoras, em um total de 10 matérias (14% do total). Na mídia impressa, o incidente apareceu em 12 matérias (17% do total), de 8 veículos diferentes. Destaque para o posicionamento conquistado pela assessoria de imprensa junto às emissoras de TV. De 100% das matérias veiculadas, 90% trouxeram o posicionamento do Parque através de esclarecimentos prestados pela a.maradei comunicação, por meio de notas e declarações diretas para a mídia.

O Parque e o Shopping foram citados em quase todas as matérias, entretanto, na maior parte houve menção às notas e contatos realizados pela a.maradei comunicação, esclarecendo os esforços para apuração dos fatos, interdição voluntária de brinquedos, solidariedade com a família e, posteriormente, por ocasião do laudo final, informação sobre a não vinculação do incidente ao uso do brinquedo. Neste sentido, a maior parte da repercussão foi neutra (84%), ou seja, evitando versões distorcidas dos fatos e impactos negativos adicionais à marca.