Início » Pesquisa Revelando ESG 2025

Pesquisa Revelando ESG 2025

Anelisa Maradei
Compartilhe
Pesquisa Revelando ESG 2025

A diretora da a.maradei comunicação, em parceria com Mônica  Kondziolková, consultora associada,  e apoio da Mega Brasil,  acaba de publicar no Anuário Brasileiro da Comunicação Corporativa a Pesquisa Revelando ESG. O trabalho é fruto de investigação realizada junto a mais de 50 agências de todo Brasil. 

Entre os pontos de destaque apurados, nota-se que ainda que 60% das agências declarem o interesse pelo selo B Corp (Cetificação concedida pelo Sistema B), que reconhece práticas sustentáveis, apenas 4% da amostra o possuem. Grande parte das agências nem sequer conta com estrutura dedicada à ESG. 

A pesquisa também revela que as dificuldades no âmbito da evolução em boas práticas ESG são maiores entre as empresas com menos de 50 funcionários, que representam grande parte do mercado.  Mas já se nota um movimento em relação à contratação e qualificação de profissionais especializados em ESG, uma oportunidade para o segmento. 

Em relação às práticas junto aos clientes, no âmbito consultivo, não se percebe grande ingerência junto aos clientes. As iniciativas das agências são mais voltadas a aspectos operacionais, 76% das ações. 

Percebe-se, assim, que as agências precisam incrementar as discussões e internalizar a cultura ESG. O universo ESG é muito abrangente, com diversos frameworks, certificações, selos, movimentos, indicadores, métricas etc, o que torna a compreensão e adesão ao tema complexa.  

A falta de entendimento sobre o assunto pode levar ao atraso na implementação de políticas e práticas sustentáveis no setor da comunicação corporativa, um setor extremamente estratégico. As agências de comunicação corporativa têm potencial para serem protagonistas, influenciar e orientar seus clientes na adoção de práticas sustentáveis e de ações que promovam a consolidação reputacional. 

Mas é fato que, antes disso, têm também o desafio de arrumar a própria casa, olhar ESG na perspectiva do negócio, a partir da natureza de sua própria atividade e realidade produtiva. Isso vai exigir que o setor saia da zona de conforto. Se você quer conferir a pesquisa completa, basta acessar o anuário brasileiro da Comunicação Corporativa Anuário da COMUNICAÇÃO CORPORATIVA | 2025

Newsletter

Newsletter


    cross