No Brasil, quando você se depara com um meme, dá risada? Fica triste? Sente raiva ou vibra? Ou vai lá nos comentários e diz “brasileiro é um ser criativo, precisa ser estudado pela Nasa”?
Independentemente do sentimento, você e a tia do WhatsApp compartilham memes na Internet. Criativo, carregado de humor e ironia, o meme é um recurso midiatizado que se propaga como um vírus, especialmente nas redes sociais. Frases, imagens, fotos, vídeos, textos, áudios, músicas, gifs, fatos e costumes ou qualquer outra forma de conteúdo, especialmente aqueles veiculados pelas mídias tradicionais (televisão, jornal, rádio), são manipulados trazendo mais leveza e propiciando o debate e formação de opiniões até mesmo para os temas mais polêmicos da política, da economia ou da moda.
Mas qual é a origem do termo “meme”? A surpresa é que o conceito do termo foi criado pelo biólogo Richard Dawkins e comentado em seu livro “O gene egoísta”, em 1976, bem antes da popularização da Internet. No livro, o autor traça um paralelo entre genes e memes quando compara os primeiros como replicadores das características biológicas de uma geração para outra enquanto o segundo retransmite as características culturais, como tradições, ideias, crenças e tudo o que diz respeito às características que marcam a evolução cultural da humanidade.
O autor se apropriou da palavra meme, uma adaptação do termo grego mimeme, que quer dizer imitação ou algo que é imitado, para nomear a unidade de replicação cultural que acabava de criar (Dawkins, 1976). Com isso quis aproximar também o som de gene com meme. E afirma: “Tal como os genes se propagam no pool gênico, saltando de corpo para corpo através de espermatozoides ou óvulos, os memes também se propagam no pool de memes saltando de cérebro para cérebro através de um processo que, num sentido amplo, pode ser chamado de imitação”.
Para a escritora Susan Blackmore, The meme Machine, 2000, o meme é uma ideia, informação, comportamento, estilo ou uso que se espalha de pessoa para pessoa dentro de uma cultura. Ela sustenta que o meme acontece quando você imita uma outra pessoa e algo é passado adiante. Este “algo” pode então, ser passado adiante novamente, e de novo, e assim ganhar vida própria.
A ideia de meme evoluiu e tornou-se uma importante estratégia de comunicação nas redes sociais, inclusive para grandes corporações, que já perceberam o quanto esse formato é atraente para as marcas. Mas como fazer isso? Bem, isso já é assunto para outro post, mas se o seu negócio pensa em investir nessa moderna estratégia, procure-nos.