Início » Uma nova era na comunicação com os médicos

Uma nova era na comunicação com os médicos

Madalena Almeida
Compartilhe
Uma nova era na comunicação com os médicos

Recente pesquisa, realizada pela Associação Médica Brasileira (AMB) e a Associação Paulista de Medicina (APM), com o objetivo de avaliar a percepção dos médicos sobre o atual momento da pandemia, apontou que a maior parte dos médicos se diz esgotada (51,1%) e apreensiva (51,6%) com o atual cenário da saúde no Brasil.

Mostrou ainda que 90% dos entrevistados fazem projeções nada otimistas para os próximos anos. Na visão dos participantes, haverá ainda mais surpresas difíceis no futuro, como o aparecimento de novas variantes.

O tema fake news também foi abordado no levantamento. Na percepção dos médicos, o estrago das fake news no combate ao vírus e na adesão ao esquema vacinal é um dos fatores que mais dificultaram o combate e o controle da doença.

Para esse trabalho, a AMB e APM ouviram 3.517 profissionais de medicina de todo entre os dias 21 e 31 de janeiro.

Tal pesquisa veio comprovar o que já era notado: a classe médica tem enfrentado desafios nunca imaginados desde o início da crise sanitária. Além do risco de contágio, os médicos vêm lidando diariamente com a ausência de estrutura básica para assistência aos pacientes, lotação de hospitais e unidades de saúde, falta de profissionais para a linha de frente, politização da pandemia, desinformação da população e outros aspectos que envolvem esse inimigo desconhecido.

Nesse ambiente de grandes mudanças, a indústria farmacêutica – que tem os médicos como seus principais clientes –, se depara com uma grande oportunidade: a de estreitar ainda mais o relacionamento com esses profissionais, desenvolvendo uma comunicação muito mais assertiva, customizada e eficaz para esse público.

Num momento ainda tão adverso, mais do que conhecer os últimos lançamentos da indústria e seus inovadores medicamentos, a classe médica anseia por soluções em saúde que possam contribuir para melhorar os cuidados aos pacientes e também facilitar o seu dia a dia.

As Farmacêuticas, com todo seu arsenal de dados, podem otimizar esforços para serem mais relevantes para o prescritor, abordando esses stakeholders uma forma muito mais personalizada por meio de um atendimento on demand.

Afinal, vivemos a era da ‘omnicanalidade’ e da comunicação por demanda, e o médico está no centro dessa jornada. As empresas precisam compreender o perfil de cada médico e saber utilizar cada solução para se comunicar com esses profissionais com melhores resultados.

Quer conversar sobre o assunto? A a.maradei Comunicação possui em sua equipe profissionais com especialização e ampla experiência no mercado farmacêutico.

Podemos desenvolver soluções de comunicação com diferenciação, alta relevância e grande aplicabilidade não só para os médicos, mas para os diversos públicos das Farmacêuticas.

Entre em contato conosco!

Madalena Almeida – Consultora de Comunicação a.maradei

Newsletter

Newsletter

    cross