Recente pesquisa, realizada pela Associação Médica Brasileira (AMB) e a Associação Paulista de Medicina (APM), com o objetivo de avaliar a percepção dos médicos sobre o atual momento da pandemia, apontou que a maior parte dos médicos se diz esgotada (51,1%) e apreensiva (51,6%) com o atual cenário da saúde no Brasil.
Mostrou ainda que 90% dos entrevistados fazem projeções nada otimistas para os próximos anos. Na visão dos participantes, haverá ainda mais surpresas difíceis no futuro, como o aparecimento de novas variantes.
O tema fake news também foi abordado no levantamento. Na percepção dos médicos, o estrago das fake news no combate ao vírus e na adesão ao esquema vacinal é um dos fatores que mais dificultaram o combate e o controle da doença.
Para esse trabalho, a AMB e APM ouviram 3.517 profissionais de medicina de todo entre os dias 21 e 31 de janeiro.
Tal pesquisa veio comprovar o que já era notado: a classe médica tem enfrentado desafios nunca imaginados desde o início da crise sanitária. Além do risco de contágio, os médicos vêm lidando diariamente com a ausência de estrutura básica para assistência aos pacientes, lotação de hospitais e unidades de saúde, falta de profissionais para a linha de frente, politização da pandemia, desinformação da população e outros aspectos que envolvem esse inimigo desconhecido.
Nesse ambiente de grandes mudanças, a indústria farmacêutica – que tem os médicos como seus principais clientes –, se depara com uma grande oportunidade: a de estreitar ainda mais o relacionamento com esses profissionais, desenvolvendo uma comunicação muito mais assertiva, customizada e eficaz para esse público.
Num momento ainda tão adverso, mais do que conhecer os últimos lançamentos da indústria e seus inovadores medicamentos, a classe médica anseia por soluções em saúde que possam contribuir para melhorar os cuidados aos pacientes e também facilitar o seu dia a dia.
As Farmacêuticas, com todo seu arsenal de dados, podem otimizar esforços para serem mais relevantes para o prescritor, abordando esses stakeholders uma forma muito mais personalizada por meio de um atendimento on demand.
Afinal, vivemos a era da ‘omnicanalidade’ e da comunicação por demanda, e o médico está no centro dessa jornada. As empresas precisam compreender o perfil de cada médico e saber utilizar cada solução para se comunicar com esses profissionais com melhores resultados.
Quer conversar sobre o assunto? A a.maradei Comunicação possui em sua equipe profissionais com especialização e ampla experiência no mercado farmacêutico.
Podemos desenvolver soluções de comunicação com diferenciação, alta relevância e grande aplicabilidade não só para os médicos, mas para os diversos públicos das Farmacêuticas.
Entre em contato conosco!
Madalena Almeida – Consultora de Comunicação a.maradei